top of page

Publicações

c5582880d69241a7acb11b671f4c7b0e-0001.jpg

Em parceria na organização e produção com o Programa de Pós-graduação em Integração da América Latina (PROLAM/USP) e Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP), foram publicados três livros dentro do campo cultural abordando a formação de redes colaborativas entre inúmeros atores sociais, intelectuais, literatos, artistas e pensadores que estiveram e/ou ainda permanecem atuando em distintas frentes nos países.  Nelas são apresentados debates de pesquisadores e pesquisadoras, de universidades do Brasil e América Latina, que visam refletir as experiências desenvolvidas no campo sociocultural a respeito da importância da dimensão cultural nas políticas de cooperação entre os países, na formação de redes de sociabilidade entre intelectuais e demais sujeitos sociais e políticos, que circularam em diferentes momentos históricos na região, contribuindo, assim, para o fortalecimento, reformulação ou redefinição de novos sentidos de integração entre as sociedades latino-americanas.

O livro tem acesso livre e gratuito. Para acessá-lo, clique aqui.

99cde0b6318f438a9859633ce2192a94-0001.jpg

Em parceria na organização e produção com o Programa de Pós-graduação em Integração da América Latina (PROLAM/USP) e Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP), foram publicados três livros dentro do campo cultural abordando a formação de redes colaborativas entre inúmeros atores sociais, intelectuais, literatos, artistas e pensadores que estiveram e/ou ainda permanecem atuando em distintas frentes nos países. Nelas são apresentados debates de pesquisadores e pesquisadoras, de universidades do Brasil e América Latina, que visam refletir as experiências desenvolvidas no campo sociocultural a respeito da importância da dimensão cultural nas políticas de cooperação entre os países, na formação de redes de sociabilidade entre intelectuais e demais sujeitos sociais e políticos, que circularam em diferentes momentos históricos na região, contribuindo, assim, para o fortalecimento, reformulação ou redefinição de novos sentidos de integração entre as sociedades latino-americanas.

O livro tem acesso livre e gratuito. Para acessá-lo, clique aqui.

6f71249e48ad40dca571461bc14d6f95-0001.jpg

Em parceria na organização e produção com o Programa de Pós-graduação em Integração da América Latina (PROLAM/USP) e Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP), foram publicados três livros (A dimensão cultural nos processos de integração entre países da América Latina; intelectuais em Circulação na América Latina: diálogos, intercâmbios, redes de sociabilidade; e Organismos Internacionais nas políticas para a América Latina. Arte e Cultura de resistência às Hegemonias) dentro do campo cultural abordando a formação de redes colaborativas entre inúmeros atores sociais, intelectuais, literatos, artistas e pensadores que estiveram e/ou ainda permanecem atuando em distintas frentes nos países.

O livro tem acesso livre e gratuito. Para acessá-lo, clique aqui.

e-Book-Politica-Migratoria-Brasileira-e-Comparada-na-America-do-Sul-Mayra (2)-1_page-0001.

O livro, fruto do trabalho de consultoria no projeto "Solidariedade Além das Fronteiras" da Missão Paz, com o apoio da Fundação Rosa Luxemburgo, tem como objetivo mapear o histórico das legislações migratórias e de refúgio nos países da América do Sul, desde a segunda metade do século XX até a pandemia de COVID-19. Além disso, foram reunidas algumas das portarias e dos acordos bilaterais que foram firmados entre os países sul-americanos no século XXI, com especial atenção para os que foram implementados durante a pandemia, contribuindo para o fechamento das fronteiras nacionais e o incentivo à sua militarização, colocando em risco as pessoas em situação de mobilidade humana, em especial, grupos vulneráveis.

O livro tem acesso livre e gratuito. Para acessá-lo, clique aqui.

governo-vargas-questoes-regionais-e-relacoes-interamericanas-thiago-cavaliere-mourelle-his

Governo Vargas: questões regionais e relações interamericanas reúne textos de nove diferentes pesquisadores e tem por objetivo ampliar as reflexões sobre os governos de Getúlio Vargas, enfocando especialmente as dimensões locais, regionais e interamericanas. Os quatro primeiros artigos tratam de temas de história regional: Pará, Pernambuco, Minas Gerais e Paraíba, e os seguintes estudam distintos aspectos das relações interamericanas, algumas vezes com surpreendente entrelaçamento com acontecimentos regionais, vindo a contribuir para o alargamento da historiografia do período. Segundo o professor Orlando de Barros, “trata-se de uma valiosa e oportuna iniciativa para a celebração do nonagenário aniversário da Revolução de 1930, a se cumprir em outubro de 2020”.

Para comprá-lo, entre em contato conosco pelo formulário de contato.

70-Manuscrito de livro-221-1-10-20210124-1_page-0001.jpg

O livro "Turismo e política externa brasileira: de Vargas a Dilma”, escrito pelos pesquisadores Reinaldo Miranda de Sá Teles; Vitor Stuart Gabriel de Pieri; e, Fabiana de Oliveira , trata-se da vigésima obra didática da Coleção “Comunicação & Políticas Públicas”, a qual objetiva estimular o desenvolvimento de pesquisas com a correspondente publicização dos conhecimentos científicos. Organizada com objetivos claramente didáticos, assim preenchendo uma lacuna bibliográfica, esta obra possibilitará aos leitores compreenderem o panorama da política nacional de turismo implantada no Brasil, nos séculos XX e XXI, e seu rebatimento na política internacional.

O livro tem acesso livre e gratuito. Para acessá-lo, clique aqui.

19-Manuscrito de livro-53-1-10-20210514-1_page-0001.jpg

O processo de integração europeu é considerado o modelo mais avançado de regionalismo e vem servindo há décadas como um paradigma para outras regiões que buscam formar suas próprias comunidades e aprofundar a cooperação entre países vizinhos.

Com objetivo de analisar os avanços e retrocessos da principal experiência de integração regional do mundo, buscamos neste livro, debater, de maneira concisa, a complexidade do arranjo regional europeu a partir dos principais debates teóricos, de um breve histórico dos acordos integracionais e finalmente, da estrutura institucional da União Europeia.

Nesse sentido, podemos dizer que a principal contribuição dessa obra é reunir três possíveis formas complementares de abordagem sobre a integração do subcontinente europeu: a conceitual, a historiográfica e a legal, fornecendo portanto, elementos analíticos para o entendimento sobre o processo de formação do bloco e seus desafios no que tange ao aprofundamento de sua personalidade jurídica.

 

O livro tem acesso livre e gratuito. Para acessá-lo, clique aqui.

livro 5.jpg

O livro "Novos e velhos sentidos da integração da América Latina: práticas e desafios", organizado e publicado em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (PROLAM/USP), apresenta renovadas reflexões sobre as variadas facetas que compõem a integração da América Latina enfocando especialmente nas suas potencialidades e nos seus desafios. Os vinte e dois autores, das mais variadas áreas do conhecimento, desenvolveram importantes discussões tomando o subcontinente ou casos mais específicos que permitem que, ao final da leitura, o leitor tenha uma melhor compreensão do complexo quadro da integração na América Latina no século XXI.

 

O livro tem acesso livre e gratuito. Para acessá-lo, clique aqui.

4-Cultura.jpg

O livro "Atores, fazeres e políticas culturais na América Latina: Comunicação e cultura", organizado e publicado em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (PROLAM/USP), traz novas perspectivas de compreensão para períodos significativos da história, a circulação dos primeiros pensadores, as discussões sobre a formação das identidades, as transformações das sociedades civis e de suas instituições, os processos de modernização e urbanização, os movimentos sociais e históricos e demais aspectos. São inesgotáveis os exemplos de como as atividades culturais criam as representações simbólicas e artísticas de aspectos da realidade para nos dar a entender a própria realidade.

O livro tem acesso livre e gratuito. Para acessá-lo, clique nos volumes:

Volume I

Volume II

livro 3.jpg

O livro "Questões contemporâneas das Relações Internacionais da América Latina", organizado e publicado em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (PROLAM/USP), oferece reflexões originais acerca do desenvolvimento das relações intercontinentais e internacionais da região e dos temas e desafios comuns dos países latino-americanos, desde o século XIX até o tempo presente. Procurando dar conta deste amplo quadro, contamos com dezoito pesquisadores latino-americanos de diferentes disciplinas e instituições reforçando também a multidisciplinaridade dos estudos internacionais.

O livro contém quatorze capítulos distribuídos em duas partes principais, sendo a primeira dedicada as questões clássicas da política externa e a segunda aos temas contemporâneos relacionados a cooperação internacional dos países da região

O livro tem acesso livre e gratuito. Para acessá-lo, clique aqui.

livro 2.jpg

O livro "Estado e lutas sociais na América Latina: sociedade, economia e política", organizado e publicado em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (PROLAM/USP), reúne análises sobre as crises políticas e econômicas contemporâneas e sobre os fatores geradores de desigualdade social, além de um debate sobre as demandas por justiça social. Ainda, apresentam-se de modo comparativo projetos políticos de inclusão social e desenvolvimento, bem como se incluem experiências específicas de luta política, seja pela via armada ou pelo caminho político da mobilização social contra o capital ou contra as formas locais e contemporâneas dos poderes coloniais.

O livro tem acesso livre e gratuito. Para acessá-lo, clique nos volumes:

Volume I

Volume II

Volume III

Volume IV

Coleção pensar a america latina e o caribe_livro 1.jpg

O livro "Perspectivas críticas da América Latina: pensamento social, político e econômico", organizado e publicado em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (PROLAM/USP), oferece importantes discussões e reflexões acerca de diversos temas candentes das Ciências Humanas e das Ciências Sociais Aplicadas, como desigualdade, colonialismo, dependência, desenvolvimento, autoritarismo, ditadura, democracia, (neo)conservadorismo, gênero, raça e racismo, entre muitos outros, com perspectiva teórico-metodológicas variadas, mas que tem em comum o olhar crítico e latinoamericanista.

Os 58 autores, de áreas do conhecimento e instituições distintas, realizaram importantes discussões tomando o subcontinente ou estudos de casos que possibilitam uma maior compreensão destas questões complexas na nossa região.

O livro tem acesso livre e gratuito. Para acessá-lo, clique aqui.

guerra-civil-espanhola-1_page-0001.jpg

No transcurso dos oitenta anos que marcam o fim da Guerra Civil Espanhola (1936-1939), disponibilizamos, online e gratuitamente, a coletânea intitulada A Guerra Civil Espanhola e a América Latina, uma realização do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM) e Encontro de Pesquisadores da América Latina (EPAL), juntamente com o Centro de Estudos de Demografia Histórica da América Latina (CEDHAL), instituições da Universidade de São Paulo.

A coletânea incorporou diversas comunicações da jornada do EPAL sobre este tema, realizada em 2016, mas também somou novas contribuições. A publicação conta com vinte e quatro artigos, com autores oriundos da América Latina, Espanha e EUA, e oferece visões e perspectivas originais sobre as repercussões do conflito nas sociedades do continente, como as reações das comunidades espanholas estabelecidas na região e as ações dos governos latino-americanos frente à Guerra. Também reflete sobre as condições em que os refugiados espanhóis foram recebidos pelas sociedades latino-americanas, de que maneira os intelectuais se mobilizaram no esforço de defender a democracia na Espanha, e como as associações civis e as comunidades dos países ajudaram as crianças espanholas órfãs da guerra.

O livro tem acesso livre e gratuito. Para acessá-lo, clique aqui.

bottom of page