top of page

Partido no poder do Peru se volta contra presidente e pede renúncia em 2023

Data: 28/04/2022

Veículo: CNN Brasil

castillo.webp

Foto: Ernesto Arias/ Reuters

Parlamentares peruanos do partido governista Peru Libre apresentaram nesta quinta-feira (28) um projeto de lei para reduzir o mandato presidencial do presidente Pedro Castillo de cinco para dois anos, com eleições gerais marcadas para 2023.

Castillo, um ex-professor de esquerda e líder sindical, presidiu uma instabilidade política sem precedentes desde que assumiu o cargo em julho passado, percorrendo quatro gabinetes separados e sobrevivendo a duas tentativas de impeachment em apenas nove meses no cargo.

Mais de 60% dos peruanos querem que ele renuncie e convoque eleições gerais, segundo pesquisas. Ambos os mandatos presidencial e congressional devem terminar simultaneamente em julho de 2026.

Sob a proposta – que foi assinada por legisladores como Waldemar Cerron, irmão do presidente do Peru Libre, Vladimir Cerron – Castillo e o Congresso encerrariam seus mandatos em julho de 2023. “Dado que a desaprovação do presidente e do Congresso é alta e crescente, uma maneira de sair dessa crise institucional e política é convocando novas eleições gerais”, diz o projeto de lei. O Peru Libre se descreve como um partido marxista-leninista.

O projeto de lei foi assinado por oito parlamentares do Peru Libre de um bloco de 33 parlamentares. O Congresso unicameral do Peru tem 130 parlamentares. 

 

Castillo ainda não abordou o projeto, que vem quando ele enfrenta polêmica mais uma vez com uma proposta para reformular a Constituição do país, uma promessa de campanha que ele disse que não cumpriria. Ainda assim, até mesmo as autoridades atuais sugeriram que reduzir o mandato de Castillo seria uma decisão prudente. O primeiro-ministro Anibal Torres disse no início deste ano que o próprio governo considerou apresentar um projeto de lei para convocar eleições antecipadas, embora a ideia tenha sido descartada.

Sob Castillo, a moeda sol do Peru caiu para mínimos recordes, embora desde então tenha se recuperado. A confiança empresarial também caiu em meio a gestos ocasionais da extrema esquerda, como pedir a nacionalização da indústria de gás do país.

Fonte: Adaptado de CNN Brasil. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/o-partido-no-poder-do-peru-se-volta-contra-presidente-e-pede-renuncia-em-2023/. Acesso em 29 de abril de 2022. 

bottom of page