Argentina diz que normalizará relações diplomáticas com a Venezuela
Data: 18/04/2022
Veículo: Valor Econômico
Foto: Marcos Brindicci/AFP
O presidente da Argentina, Alberto Fernández, anunciou nesta segunda-feira (18) que normalizará as relações diplomáticas com a Venezuela após sete anos sem ter um embaixador em Caracas e convidou outros países da região a seguirem o mesmo caminho.
“Achamos que chegou a hora de falar sobre a Venezuela e, como primeiro passo, a Argentina quer retomar seus laços diplomáticos plenos com a Venezuela”, disse Fernández.
O anúncio foi feito ao lado do presidente do Equador, Guillermo Lasso, que está em visita oficial a Buenos Aires e prometeu avaliar a proposta feita por Fernández.
A Argentina não mantém um embaixador em Caracas desde o final de 2015, quando o então presidente do país, Mauricio Macri, rompeu a aliança política e econômica estabelecida durante o governo de Cristina Kirchner.
Na ocasião, Macri também incluiu a Argentina no chamado Grupo de Lima, que reunia países críticos ao governo de Nicolás Maduro e que reconheciam Juan Guaidó como presidente legítimo da Venezuela.
Fernández retirou a Argentina do Grupo de Lima pouco depois de chegar ao poder em 2019, mas a Argentina continuou a apoiar resoluções na ONU contra a Venezuela por violações dos direitos humanos. Ao mesmo tempo, o presidente argentino manteve Eduardo Porretti, encarregado de negócios do país, como chefe da embaixada em Caracas.
“Acreditamos que é a hora de ajudar a Venezuela para que, no diálogo, ela possa recuperar seu funcionamento normal como país e sociedade. Não vamos conseguir se deixarmos ela em paz, sem embaixadores e sem nossa atenção”, disse Fernández.
Já Lasso, que se alinha aos países que adotaram uma postura mais dura contra a Venezuela e que consideram Maduro um “ditador”, prometeu analisar a proposta da Argentina. O Equador retirou seu embaixador de Caracas em outubro de 2018.
“A Venezuela é uma questão que vamos analisar, vamos considerar. Não estamos prontos para tomar uma decisão, mas agradecemos o chamado do presidente Fernández”, disse Lasso.
Fonte: Adaptado de Valor Econômico. Disponível em: https://valor.globo.com/mundo/noticia/2022/04/18/argentina-diz-que-normalizar-relaes-diplomticas-com-a-venezuela.ghtml. Acesso em 22 de abril de 2022.