Argentina planeja criar estatal de alimentos para conter a inflação
Data: 17/02/2022
Veículo: Valor Econômico
Alberto Fernández
Fonte: Valor Econômico (Facebook da Casa Rosada)
O governo da Argentina anunciou nesta quinta-feira que planeja criar uma empresa nacional de alimentos. Trata-se de uma nova tentativa de conter a inflação após o fracasso da política de controle de preços implementada nos últimos meses.
O anúncio foi feito pela porta-voz do governo, Gabriela Cerrutti, que disse que a medida permitirá que os alimentos de pequenos e médio produtores cheguem às famílias com os preços mais baixos.
Cerrutti disse que o governo está buscando estratégicas para permitir que os pequenos produtores possam distribuir suas mercadorias mais facilmente e para dissociar os preços de produtos sazonais do mercado internacional.
Apesar do anúncio, a porta-voz do governo de Alberto Fernández não deu detalhes de como a empresa funcionaria ou quando ela começará a operar.
A comunicação ocorre dias depois de o Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec) ter informado que a inflação subiu 3,9% em janeiro, apesar de o governo ter implementado um controle de preços por meio de acordos com associações empresariais de diferentes setores.
O dado mais alarmante é que sete dos 12 setores acompanhados pelo Indec registraram um aumento dos preços superiores a 3%. A inflação anual na Argentina chegou a 50,7% e está entre as mais altas do mundo.
Analistas afirmam que a política de controle de preços não é uma solução de longo prazo, já que a inflação na Argentina é um problema de longa data e exige a correção de desequilíbrios macroeconômicos.
Além da empresa nacional de alimentos, a Argentina aposta no acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) para renegociar cerca de US$ 44,5 milhões em dívidas e atingir cerca “estabilidade financeira”, segundo a porta-voz do governo.
As partes chegaram a um princípio de acordo no final de janeiro, mas os detalhes ainda estão sendo negociados. Além disso, o refinanciamento da dívida depende do aval do Congresso e ainda não está claro se Fernández terá votos suficientes para aprová-lo.
Fonte: Adaptado de Valor Econômico. Disponível em: https://valor.globo.com/mundo/noticia/2022/02/17/argentina-planeja-criar-estatal-de-alimentos-para-conter-a-inflao.ghtml. Acesso em 18 de fevereiro de 2022.