Itamaraty prepara plano de evacuação de brasileiros na Ucrânia
Data: 24/02/2022
Veículo: CNN Brasil
Fonte: UOL- Ministério das Relações Exteriores/ Gustavo Magalhães
O Ministério das Relações Exteriores coordena uma operação para a retirada de brasileiros na Ucrânia, que está sob ataque da Rússia. Segundo cálculos do Itamaraty, cerca de 500 brasileiros moram hoje no país do leste europeu.
A CNN apurou com diplomatas brasileiros que o governo federal aguarda a reabertura do espaço aéreo para fretar aviões e vagões de trens para resgatar os brasileiros que estão no país, mas os custos devem ser rateados pelos resgatados, com exceção daqueles que não tiverem condições financeiras.
A possibilidade de envio de um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) para o resgate é considerada remota. Em princípio, a embaixada brasileira na Ucrânia deve fazer apenas as intermediações da retirada.
O chanceler brasileiro, Carlos França, confirmou que o Itamaraty está coordenando esses trabalhos. “Estamos elaborando um plano de contingência para a retirada dos brasileiros. Esse plano envolve contato com países vizinhos. Só vamos tirar os brasileiros dali quando tivermos condições necessárias para que isso ocorra de maneira segura e ordenada.
Estamos analisando comboios terrestres, ferrovias, rodovias. O espaço aéreo está fechado, mas estamos focados”, afirmou França durante uma transmissão ao vivo ao lado do presidente Bolsonaro nesta quinta-feira.
Segundo integrantes do Palácio do Itamaraty, a alternativa avaliada é que a embaixada brasileira organize o fretamento de um avião, de ônibus e de vagões de trens para concentrar os brasileiros em uma única província para a repatriação. A reportagem apurou que, até o momento, o ministério já enviou R$109.395 para ser usado em aluguel de ônibus, passagens e despesas com locomoção.
O plano de contingência, conforme as fontes ouvidas pela CNN, prevê que os brasileiros sigam por via terrestre em direção à Polônia, Moldávia e Romênia. O consulado honorário do Brasil em Lviv, cidade no Oeste do país, também está preparado para dar suporte aos brasileiros que seguiram no sentido da Polônia. O Itamaraty ainda deixou em alerta os consulados honorários em Kharkiv e Dnipro.
Mais cedo, o Itamaraty informou a dificuldade em fazer o resgate dos brasileiros e ressaltou que a embaixada brasileira na Ucrânia não tem condição de fazer uma operação. Em entrevista à imprensa, o secretário de comunicação e cultura do Palácio do Itamaraty, Leonardo Gorgulho, disse que pelo menos 160 brasileiros já fizeram o cadastro na embaixada brasileira da Ucrânia.
Fonte: Adaptado de CNN Brasil. Disponível em:https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/itamaraty-prepara-plano-de-evacuacao-de-brasileiros-na-ucrania/. Acesso em 25 de fevereiro de 2022.