top of page

Na rede Ñandutí os outros somos nós

Ñandutí é uma palavra de origem guarani que significa "teia de aranha". No Paraguai, ñandutí é uma técnica de bordado manual que consiste em tecer círculos radiais em linhas brancas ou em cores fortes. Não se sabe ao certo a sua origem: há quem defenda que a tradição veio das Ilhas das Canárias com os espanhóis e outros, que tenha entrado pelo sul do Brasil, via portugueses. Historicamente, esta técnica foi utilizada principalmente por mulheres cuja tradição foi passada de geração em geração.

Josefina Plá (1903-1999) escritora paraguaia, escreveu sobre a arte do ñanduti como exemplo que aproxima o passado da cultura do Paraguai ao seu cotidiano. Em suas palavras é um exemplo que define a “Encrucijada de dos mundos”, título do ensaio escrito em 1998.

Desde 2019, a Secretaria Nacional de Cultura (SNC) do Paraguai declarou que o conhecimento, técnica e método de elaboração ñandutí é parte do Patrimônio Nacional Cultural Intangível. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ñandutí.
Fonte: Embaixada do Paraguai. Disponível em: https://embaixadadoparaguai.pt/pt-pt/cultura/

 

 

Somos profissionais com mais de quinze anos de experiência e vivência em América Latina. Ao longo das nossas trajetórias, valorizamos o "fazer social coletivo" que, no nosso caso, é constituído pela união de profissionais com formação inter e multidisciplinar das Ciências Humanas, que têm desenvolvido pesquisas e projetos de reconhecida qualidade no campo dos estudos sobre América Latina. 

Neste momento, transformamos nossas práticas informais de tecer ou fazer parte de "teias" ou "redes" em ÑANDUTÍ. Ñandutí é composta por profissionais e pesquisadores de várias áreas das Ciências Humanas e com vasta experiência, mas também conta com a parceria de colaboradores, entidades e associações latino-americanas. Trabalhamos para que você (re) conheça as distintas realidades, dimensões, lutas, iniciativas e experiências dos países da América Latina em diversas questões, áreas e temáticas históricas ou contemporâneas. Assim, compartilhamos nossas experiências na produção e difusão de conteúdos digitais gratuitos, na reunião e divulgação de notícias sobre a nossa região, na elaboração de materiais e cursos de formação, na organização e divulgação de pesquisas e na realização de assessorias e consultorias. 

Ñandutí_embaixada do Paraguai.jpg

Propósitos

Ensino: desenvolver uma formação e capacitação plural, interdisciplinar e continuada que possibilite a compreensão das diversas realidades latino-americanas, especialmente para estudantes, estudantes de graduação, egressos e profissionais de diversas áreas que querem conhecer mais sobre a América Latina.

 

Pesquisa: desenvolver e divulgar notícias e estudos interdisciplinares sobre as diversas realidades latino-americanas, considerando os aspectos políticos, sociais, econômicos, culturais e de relações internacionais.

 

Extensão: realizar encontros científicos, jornadas, mesas redondas, conferências, seminários, simpósios e colóquios com latino-americanistas a fim de auxiliar a compreensão e estimular a contínua reflexão dos mais variados temas candentes da nossa região.

 

Consultoria e assessoria: prestar consultoria especializada em questões referentes à América Latina, considerando as dimensões políticas, econômicas, sociais e de relações internacionais.

bottom of page